Rui Coelho
António Coimbra de Matos
Celeste Malpique
Jaime Milheiro
O autor percorre um longo caminho sinalizando a realidade interna de cada um que será sempre pessoalizada e que será sempre também uma componente essencial na criação artística. Considera que grande parte da Medicina se insere, intrinsecamente, no registo emocional dessa vertente artística e que não o pode dispensar. Considera que Arte e Medicina são irmãs gémeas entrecruzadas.
Walter Osswald
Giovanni A. Fava, Stefania Fabbri, Carlotta Belaise, Eliana Tossani
Psychosomatic medicine provides a comprehensive framework for a holistic (biopsychosocial) consideration of patient care encompassing the role of psychosocial factors in affecting individual vulnerability to all types of diseases; the interaction between psychosocial and biological factors in the course and outcome of disease and the application of psychological therapies to the prevention, treatment and rehabilitation of physical illness.
This framework, modified from the one originally proposed by Lipowski, will serve to highlight the areas where a psychosomatic integration may have important clinical and research implications. The same holistic mentality should also be applicable to the field of psychiatry. In recent years, a new way of integrating pharmacotherapy and psychotherapy in depression has been proposed (i.e. sequential approach), but, not surprisingly, non pharmacological treatment strategies have been swimming against the tide of pharmaceutical propaganda.
Rita M. Gomez, Isabel Leal, Eurico Figueiredo
O objectivo desta investigação é o de identificar diferenças entre 2 grupos de homens expectantes e não expectantes, no que concerne ao Síndroma de Couvade. Conduziu-se um estudo observacional, descritivo, de comparação entre grupos, no qual se comparam pais-expectantes (N=52) e homens-não-expectantes (N=22), todos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade e casados ou em união de facto, no número e tipo de sintomas vivenciados e nos acontecimentos de vida percepcionados, através, respectivamente, do The Symptomatology Inventory e da Secção I do Life Experiences Survey. Avalia-se ainda o efeito, no número de sintomas vivenciados pelos pais-expectantes, do planeamento da gravidez (planeada/ /não-planeada), estatuto da paternidade (primípara/não-primípara) e idade. Os resultados sugerem que os pais-expectantes portugueses não diferem de homens- -não-expectantes na quantidade de sintomatologia geral vivenciada, mas podem ser mais afectados por diminuição do desejo sexual e do interesse social, e que a vivência de sintomas durante a gravidez não se associa à idade, planeamento da gravidez ou estatuto da paternidade. Finalmente, é indicada a pertinência de se explorar a relação entre o estatuto expectante e percepção de acontecimentos de vida. Conclui-se que, na globalidade, os resultados não provêm confirmação do Síndroma de Couvade, apesar do reconhecimento de que muitos homens podem vivenciar constrangimentos físicos e emocionais durante a gravidez.
Dulce Bouça, Daniel Sampaio
As Doenças do Comportamento Alimentar devem ser entendidas como doenças que reflectem a confluência entre psicologia individual, determinantes biológicos e factores sócio-culturais.
Estas doenças são o exemplo da necessidade de um novo paradigma psiquiátrico que integra no tratamento diferentes níveis de análise, tais como a psicopatologia, padrões alimentares, cognições e problemas interpessoais e familiares e comorbilidade no Eixo I e II da DSM-IV.
Discute-se a avaliação clínica como um processo que aborda estas doenças na perspectiva multidimensional e que permite a possibilidade de trabalhar a motivação para a mudança, como primeiro passo para estabelecer uma aliança terapêutica eficaz que acompanha e se movimenta entre a aquisição da autonomia e a necessidade de auto-controlo.
Alexandra Sousa, José Soares Fortunato, Jorge Correia Pinto
As diversas acções fisiológicas da dopamina são mediadas por cinco receptores ligados a proteínas G. Dentro dos receptores dopaminérgicos considera-se a existência de dois grupos: os receptores do tipo D1 (D1 e D5) e os do tipo D2 (D2, D3 e D4). Os primeiros estão ligados a proteínas Gs e activam a adenil-cíclase, conduzindo ao aumento dos níveis de cAMP, enquanto que os últimos estão associados a proteínas Gi, que inibem esta enzima, e activam também canais de potássio. Existem diversas variantes de cada receptor resultantes da ocorrência de "splincing" alternativo, da existência de pseudogenes e polimorfismos, dos genes que codificam estas proteínas. Porém, a maior parte destas variantes corresponde a receptores não-funcionais e inactivos. Os receptores da dopamina no SNC, são difusamente expressos e estão envolvidos no controlo da locomoção, na cognição, nas emoções e afectividade, e na secreção neuroendócrina.
A esquizofrenia é uma patologia psiquiátrica, caracterizada por perturbações do pensamento, da percepção, da actividade social, dos sentimentos e do comportamento motor, que normalmente surge no fim da adolescência ou no início da idade adulta. A dopamina está desde há muito relacionada com esta doença, de tal forma que o tratamento da esquizofrenia passa pelo bloqueio dos receptores tipo D2. Contudo, os fármacos utilizados estão, por um lado, relacionados com efeitos laterais extremamente desagradáveis, e por outro, nem sempre são eficazes. Daí que seja importante o estudo dos receptores dopaminérgicos e sua farmacologia, para que sejam descobertos fármacos com menos efeitos laterais, e mais eficazes no tratamento desta doença.
Manuela Monteiro, Ana Paula Matos, Rui Coelho
Este trabalho pretende realizar uma revisão teórica na área da adaptação psicológica de mães cujos filhos apresentam Paralisia Cerebral (PC). Em primeiro lugar, é abordada sucintamente esta deficiência, em segundo, são descritos e discutidos alguns modelos teóricos no âmbito da adaptação psicológica materna à doença crónica e deficiência. Seguidamente, apresenta-se uma breve referência aos estudos nesta área, particularmente aos relacionados com a PC, com o apoio social e coping maternos. Finalmente, são reflectidos alguns aspectos pertinentes decorrentes deste trabalho.