Volume 7 - Nº 1

A influência da fisioterapia: reeducação uroginecológica na promoção de auto-estima em mulheres com incontinência urinária

Rui Viana, Sara Viana e Clarinda Festas

Durante os últimos anos tem havido um interesse crescente relativamente às consequências da Incontinência Urinária (IU) na Mulher, nomeadamente ao nível dos componentes psicossociais. Objectivo: Este estudo teve como objectivo investigar a relação dos níveis de auto-estima (AE) em Mulheres com IU que não realizaram Fisioterapia – Reeducação Uroginecológica (RUG) comparativamente com as que realizaram Fisioterapia – RUG.

Métodos: Efectuou-se um estudo comparativo a uma amostra de 113 Mulheres diagnosticadas com IU retiradas da população do departamento de Uroginecologia do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de São João, aplicando-se para o efeito o questionário “The Rosenberg Self-Esteem Scale” (RSES). Na análise estatística, foi utilizado o teste paramétrico teste-t para duas amostras independentes para comparação das médias.

Resultados: Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas, relativamente à AE, entre o grupo de Mulheres com IU que não realizaram Fisioterapia – RUG e o grupo de Mulheres que realizaram Fisioterapia – RUG.

Conclusões: Pode-se concluir que a Fisioterapia – RUG influencia favoravelmente a promoção de AE em Mulheres com IU. Os resultados apresentados são animadores no sentido de prosseguir nalguns aspectos também eles relevantes na investigação dos efeitos da Fisioterapia – RUG no nível intra e interpessoal da Mulher com IU.

7_-1_12.pdf (146,39 kB)