Volume 2 - Nº 2

Affect, somatization, symbolization and the analytic situation

Plínio Montagna

O autor parte de material clínico de análise de um paciente portador de queratocone para discutir factores da técnica analítica favorecedoras de movimento no sentido da mentalização e da simbolização, como por exemplo, a condição de reverie. A mentalização instalar- -se-ia no princípio através da aquisição de formas primitivas de consciência, tendo como modo básico de expressão a emoção e os sentimentos, que operam como forma de compreensão da realidade. A consciência afectiva inicialmente é configurada por formas simbólicas não discursivas, não havendo distinção clara entre o signo e o conteúdo de seu significado.

O refazer do elo entre emoção e representação, a partir do paciente se sentir "falado por outrem", propiciará a instalação de um tecido conectivo a funcionar como ponte, que permite a criação do símbolo onde prevalecia a somatização.

2_2_7.pdf (98,55 kB)
Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2010 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.