Volume 5 - Nº 1
- Editorial
- Stresse, equilíbrio e bem-estar na perspectiva do sucesso
- Dopamina e receptores
- A pele transparente: do estado limite ao limite soma/psique
- Contribuição para o estudo de adaptação do questionário de saúde geral de 28 itens (general health questionnaire – ghq28)
- Escala multidimensional de perfeccionismo: adaptação à população portuguesa
- Transição e adaptação académica dos estudantes à escola de enfermagem
- Desenvolvimento dos mecanismos dopaminérgicos cerebrais: a influência da cocaína
- Escala de exaustão vital: estudo de adaptação da "maastricht interview for vital exhaustion" à população portuguesa
- Síntese integrativa dos aspectos centrais da perspectiva teórica de sidney blatt sobre o desenvolvimento da personalidade e sobre a psicopatologia
- Dermatose neuropsicogénica caso clínico
- Estudo de adaptação da escala de qualidade de vida do familiar/cuidador do doente oncológico (cqolc)
- “nunca a minha cabeça esteve tão longe do meu corpo ...” a propósito de um caso de perturbação de identidade de género
- Sistemas em endocrinologia
- Depressão em p-l: aspectos ligados às doenças genéticas de início tardio
- Publicações recebidas na redacção
- Reuniões científicas calendário
Estudo de adaptação da escala de qualidade de vida do familiar/cuidador do doente oncológico (cqolc)
Célia Santos, José Luís Pais Ribeiro, Carlos Lopes
O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação cultural do Caregiver Quality of Life Index – Cancer (CQOLC) para o idioma e cultura portuguesas. O CQOLC foi desenvolvido por Weitzner e seus colaboradores (1999) com o objectivo de avaliar as implicações físicas e psicossociais consequentes à doença oncológica de um familiar e suas repercussões na qualidade de vida.
Após a sua tradução e adaptação, o questionário foi aplicado a uma amostra de 272 familiares de pessoas com patologia oncológica de diferentes localizações anatómicas, recentemente diagnosticado (tempo de diagnóstico igual ou inferior a 3 meses). Tendo por base a Análise dos Componentes Principais e a sua aceitabilidade pelos respondentes, a estrutura da escala foi alterada, sendo criadas sub-escalas diferentes das originais. Foram estudadas as suas características psicométricas, concluindo ser uma escala fiável, válida e sensível. O CQOLC constitui um instrumento independente e específico, indicado para avaliar, em especial, as implicações emocionais da doença oncológica nos seus familiares/ cuidadores.
Sugere-se a necessidade de outros estudos de validação da escala CQOLC, especialmente de perfil longitudinal e que abordem as fases mais avançadas da patologia oncológica, bem como a possibilidade de inclusão de itens para estudo das implicações físicas do cuidado.
