Segunda-Feira, 28 de Março de 2016

Encontro de debate multidisciplinar - 29 de Março - Livraria Ler Devagar

Convite

A Direcção da Sociedade Portuguesa de Psicossomática

com o apoio da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo 

 tem o prazer de o/a convidar a participar no Encontro de debate multidisciplinar:

“NARRATIVA E PSICOSSOMÁTICA”

 

“NARRATIVA E PSICOSSOMÁTICA”

  “Atenção, representação e afiliação: dos preceitos da Medicina Narrativa à medicina de facto"

Isabel Fernandes*

Tendo em conta os três principais parâmetros orientadores da Medicina Narrativa, tal como defendidos por Rita Charon (2005), pretende-se observar em textos literários narrativos e em pinturas exemplos que ilustram a necessidade da atenção, da representação e da afiliação nas relações interpessoais e, em particular, na relação cuidador/ doente, em situações extremas de doença, perda e morte próxima.

e

O Meio é a Mensagem: O Lugar do Storytelling na Sociedade Tecnológica”

Clara Soares**

Uma das formas mais antigas e simples de passar tradição, ideologias e de unir e fortalecer laços entre pessoas e grupos, o storytelling está a ser usado como meio de criar proximidade e de proporcionar experiências que envolvam quem conta e quem ouve, no sentido de impactar as suas vidas e formas de se verem a si mesmas e como parte de um todo. A estrutura da narrativa pessoal (e coletiva) tem sido usada com sucesso nos modelos de comunicação de sectores tão diversos como o marketing, a educação, a cultura e a saúde. O poder transformador (e reparador) de uma história – a que se expressa, a que se acolhe e a que se recria – torna-a um potencial veiculo terapêutico, na intervenção individual e em grupo, como sucede, por exemplo, em cenários de emergência e na promoção dos direitos humanos. Proporcionar melhorias na qualidade de vida em doentes crónicos (na forma de lidar com o seu sintoma) ou a pessoas que atravessam situações de crise (de identidade, gestão de perdas, etc) é uma das potencialidades do storytelling, pela sua mais valia, a de reconectar partes de nós, na era tecnológica, marcada pela descontinuidade e o predomínio da quantificação e da técnica.

Livraria Ler Devagar – 29 de Março (Terça-feira), 21h45.

 

Contamos com a sua presença e participação!

Patrícia Câmara

(Presidente Lisboa e Sul da SPPS)

* Isabel Fernandes - Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Coordenadora Científica do projecto interdisciplinar Narrativa & Medicina, sedeado no CEAUL / ULICES – Centro de Estudos Anglísticos da mesma universidade, desde 2009. Além da sua área de formação, a literatura inglesa, os seus interesses de investigação e docência incluem a Teoria Literária, a Narratologia, as relações entre a Literatura e a Pintura e, mais recentemente, entre a Literatura e a Medicina. Tem inúmeras publicações em todas estas áreas e sobre autores como: D. H. Lawrence, Emily Brontë, Jane Austen, Joseph Conrad, A. S. Byatt e Tracy Chevalier. Destacam-se os seguintes livros: Olhar a Escrita: para uma Introdução ao Estudo da Literatura na Universidade (2004), Literatura: a (in)disciplina na intersecção dos saberes e das artes (2011) e Critical Dialogues: Slow Readings of English Literary Texts (2011). Recentemente foi a responsável por duas antologias: Contar (com) a Medicina (Edições Pedago, 2015) e Creative Dialogues: Narrative and Medicine (Cambridge Scholars Publishing, 2015).

** Clara Soares - Psicóloga Clínica e Jornalista em Comportamento. Quis ser veterinária mas acabou por render-se ao estudo da natureza humana. Tem um mestrado em Psicologia da Saúde. É colaboradora da Revista Visão desde 1999, onde se dedica ao jornalismo de comportamento, que concilia com a prática clínica, na Alterstatus. Passou pela TSF, TVI e Máxima. Coautora do livro Vencer nos Exames (Sebenta, 2008, escrito com Teresa Campos). Segue com interesse a forma como nos relacionamos, uns com os outros e com as tecnologias. Cultiva o gosto pelas caminhadas. Acredita que a vida é o que, a cada momento, fazemos dela.