História da Sociedade Portuguesa de Psicossomática

História da Sociedade Portuguesa de Psicossomática

Em 1986 foi fundado no Hospital de Santa Maria, no Serviço de Psiquiatria, o Núcleo de Investigação e Sensibilização numa Perspectiva Terapêutica em Psicossomática (NISPTP). Os seus objectivos eram:

  1. Reflectir numa perspectiva multidisciplinar com tendência à conceptualização integradora em torno do epistema corpo-mente;
  2. Aprofundar teórico-clinicamente o conceito de patologia dita Psicossomática sem a desligar da patologia mental, conceptualização de normalidade (modelos) e do adoecer;
  3. Criar um grupo suficientemente coeso capaz de investigar os correlatos entre as transformações mentais ao longo de um processo psicoterapêutico com as transformações a encontrar em teste psicológicos, parâmetros psicológicos (Contingente de Variação Negativa, P300, N275, PET) quando para isso houver condições técnicas, bem como parâmetros imuno-endocrinológicos e/ou outros marcadores biológicos, bem como os específicos, que eticamente se possam controlar no evoluir clínico das patologias específicas de cada um dos doentes.

O proponente e orientador deste projecto foi o Dr.José António Barata. Durante 7 anos o grupo foi constituído pelos seguintes membros — Dra. Ana Croca (Interna da Especialidade de Psiquiatría); Dra Ana Diniz (Assitente Hospitalar Graduada de Dermato-venereologia); Dra. Ana Moutoso (Psicóloga Clínica); Dra. Anabela Gomes (Psicóloga Clínica); Dr. António Coimbra de Matos (Director do Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise); Dra. Emilia Leitão (Interna da Especialidade de Psiquiatría); Dra. Fátima Ismail (Interna da Especialidade de Psiquiatría); Dr. Francisco Meneses Brandão (Assistente Hospitalar em Dermato-venereologia); Dra. Helena Raimund (Pneumotisiologista) ;Dr. I. Barahona da Fonseca (Assistente da Faculdade de Psicologia); Dr. J. Candido Pereira (Assistente Hospitalar Graduado de Radioterapia-Oncologia); Dr. José António Barata (Assistente Hospitalar de Psiquiatría Graduado em Chefe de Serviço); Dra. Lúcia Monteiro (Interna da Especialidade de Psiquiatría); Dra. Maria de Deus (Psicóloga Clínica); Dra. Maria da Luz Laranjeiro (Interna da Especialidade de Psiquiatria); Dra. Maria Alexandra Maia (Psicóloga Clínica); Dra. Nina Lisa Prazeres (Psicóloga Clínica); Dr. Rodrigo de Sousa Coutinho (Interno da Especialidade de Psiquiatria); Dra. Sílvia OuaKinin (Interna da Especialidade de Psiquiatria), debateu múltiplos temas tais como Psicofisiologia, Psicanálise, Psico-Imuno-Endocrinologia e Filosofia, tentando através do experimentar com o pensamento, encontrar o sentido comum dos conhecimentos, que de modo reflexivo assim iam sendo adquiridos.

A reflexão clínica dos casos seguidos em psicoterapia era desenvolvida sob a supervisão de Professor Doutor António Coimbra de Matos.

Foi para mim e julgo que para os membros que se reuniam regularmente, uma experiência gratificante, permitindo a cada um de nós, julgo eu, ir construindo uma teoria pessoal da sua prática profissional e do sentido da sua própria vida. (Dr. José António Barata, 1995).

Numa perspectiva de aprofundamento científico, de consolidação e alargamento do núcleo inicial e em articulação com o Professor Doutor Rui Mota Cardoso e o Professor Doutor Ramiro Veríssimo, Dr. José António Barata e os restantes membro do núcleo inicial promoveram a criação da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, em 1993.

A primeira direcção foi presidida pelo Professor Doutor Rui Mota Cardoso, seguiram-se a esta as direcções presididas pelo Professor Doutor António Coimbra de Matos e pelo Dr. José António Barata. Ao longo destes anos as várias direcções têm promovido reuniões periódicas de reflexão teórico-clínica, onde se têm debatido vários temas que passam pela Fenomenologia, Teoria do Conhecimento, Neurociências, Psico-Neuro-Imuno-Endocrinologia e Psicoterapia, desenvolvendo-se uma reflexão clínica com base na apresentação de casos seguidos em psicoterapia; realizado colóquios; congressos nacionais e internacionais.

A Sociedade promoveu a edição da revistas Portuguesa de Psicossomática desde 1999, tendo sido interrompida a sua publicação em 2005, situação esta que se espera ver brevemente solucionada.

Prosseguindo os objectivos que presidiam à sua criação, a Sociedade Portuguesa de Psicossomática continua a ser um espaço de reflexão multidisciplinar com vista à integração, aberto ao conhecimento, à troca de experiências, pautadas pelo rigor científico, pela posição ética na relação terapêutica, numa busca de aproximação à realidade subjectiva.

Revista da SPPS

Newsletter

Para receber periodicamente por email informações sobre o Sociedade preencha o seguinte formulário.