Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2011

Seminário Teórico-Clínico Zona Centro - Coimbra

"Da Psicossomática à Somatopsicose" - Professor Doutor Carlos Amaral Dias

Instituto Miguel Torga (Polo Tecnológico da Rua Augusta)

29/10/2011

Das 14h às 19h

 Vimos por este meio informar-vos de mais uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, desta vez da zona “Coimbra e Centro”.
Assim sendo convidamos todos os sócios da nossa sociedade a estarem presentes num seminário teórico-clínico a realizar em Coimbra, no Instituto Superior Miguel Torga (Pólo da Rua Augusta) no dia 29 de Outubro de 2011, que será ministrado pelo Professor Carlos Amaral Dias e que terá como título “Da Psicossomática à Somatopsicose”.
Neste seminário, que terá uma duração compreendida entre as 14 e as 19 horas, pretendemos que haja uma primeira parte dedicada a aspectos mais teóricos bem como espaço para debate e diálogo, e uma segunda parte em que será apresentado um caso clínico de patologia somática em Psicoterapia pela Dra Patrícia Câmara (Vice-Presidente da SPPS – Zona Sul) e que contará com os comentários de Carlos Amaral Dias.
 
Carlos Amaral Dias é Médico, Psiquiatra, Psicanalista e Psicodramatista. Professor Universitário Catedrático e Director Clínico da CliniPinel-Clínica de Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise. É autor de algumas dezenas de livros publicados sobretudo sobre Psicanálise, donde sobressai em particular a importância das obras de Freud e Bion. Um desses livros (“Ali-Bábá nos Túmulos de Ur: ensaio psicanalítico sobre a somatopsicose”) é justamente sobra a temática deste seminário.
 
Assim sendo, pensamos estarem reunidas as condições necessárias a um bom arranque das actividades da Sociedade Portuguesa de Psicossomática da Zona Centro e Coimbra. Os sócios e outras pessoas que se queiram inscrever neste seminário deverão enviar para o e-mail da Sociedade Portuguesa de Psicossomática ([email protected]) os seguintes dados: nome completo, nome clínico, Residência com Localidade e Código Postal, telemóvel/Telefone, e-mail, Local de trabalho, categoria profissional e número de contribuinte para efeitos de recibo do pagamento. Os preços para os interessados neste seminário serão de 20 euros para sócios da Sociedade Portuguesa de Psicossomática e 40 euros para não sócios. Os participantes devem enviar o pagamento por transferência bancária para o seguinte nib: 001803320020001162216. Devem também enviar para o e-mail da Sociedade Portuguesa de Psicossomática,acima mencionado, o comprovativo da transferência bancária.
Despedimo-nos com os mais respeitosos cumprimentos, aguardando a vossa presença em Coimbra no dia 29 de Outubro,
 
O Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática-Zona Centro e Coimbra,
Filipe Arantes Gonçalves.