A leitura, enquanto acto solitário, leva-nos a uma imersão no texto e à emersão do texto em nós. Acontece qualquer coisa de mágico, que nos permite viver noutro tempo e noutro espaço, que nos permite lembrar e esquecer ao mesmo tempo. Por outro lado, uma leitura mais activa abre caminho, segundo Fernando Pinto do Amaral, a um trabalho interior, difícil, e do qual por isso muitas vezes fugimos.
(Fernando Pinto do Amaral, Prefácio, in Marcel Proust, Sobre a Leitura, tradução de Miguel Serras Pereira, Lisboa, Antígona, 2020) .
Neste Clube de Leitura propomos, a par do “prazer do texto” que o nomeia, um trabalho em conjunto a partir da leitura de cada um — ou seja, uma leitura com o outro. Queremos, para além de nos ouvirmos, ouvir os outros e com eles ter outras ideias, sentir outras emoções, tornar claro o que parecia obscuro, e obscuro o que parecia claro…
Partimos do princípio que cada um e todos terão coisas para contar e pensar a partir do livro, têm, a partir do livro que leram e os leu, coisas para contar e pensar no encontro entre a sua vida e a dos outros.
Mas porquê a criação de um Clube de Leitura da Sociedade Portuguesa Psicossomática?
Como todas as boas perguntas, esta também terá muitas respostas. Respondemos, continuando a seguir Fernando Pinto do Amaral, que refere as muitas vezes que Proust comparou o efeito psicológico dos livros aos de uma psicoterapia, “os livros desempenham então junto do espírito um papel análogo ao dos psicoterapeutas junto de certos neurasténicos” (in Marcel Proust, op.cit., Prefácio, Fernando Pinto do Amaral, p.10)
Teresa V. Sá
(Coordenadora do Clube de Leitura)
Próximas datas e obras:
O estranho caso de Dr. Jekyll e de Mr. Hyde, R.L.Stevenson
Editora: Relógio d`Água; Penguin Clássicos, D. Quixote, Clássica Editora.
Apresentação: Joâo Pedro Lourenço e Nuno Henriques
Austerlitz, W. D. SEBALD
Editora: Relógio d`Água
Apresentação: José Manuel Morgado
A Cartuxa de Parma, Stendhal
Editora: Relógio d`Água
Apresentação: Mário Machaqueiro
Inscrições Clube de Leitura aqui
ou
Aqui